Em alusão ao Dia Nacional de Luta dos Povos, comemorado dia 07 de fevereiro, a Chapa "Em defesa da profissão, vamos à luta!", da eleição CRESS 23ª Região - Triênio 2023/2026, afirma seu compromisso na luta pelos direitos dos povos originários, incluindo dos Assistentes Sociais indígenas.
Entrevistamos a Jylia Karitiana para ouvir o que ela espera da nova gestão do CRESS 23° Região. Confira a entrevista completa em nossas redes sociais.
Quem é Julenilza Karitiana?
Julenilza Batista Pykyoma Karitiana, é indígena da Etnia Karitiana, do Município de Porto Velho-RO. Tem 27 anos, atualmente está morando em Porto Velho-RO, tem pósgraduação em Saúde Mental e Dependência Química e cursando pós-graduação em Psicologia Social. Já trabalhou na saúde indígena- CASAI-AM, por 2 anos e 5 mês. Relata que escolheu o Serviço Social "porque como assistente social posso trabalhar com povos indígenas diretamente e indiretamente. Para busca o direito do povos indígenas".
Sobre as expectativas da Julya Karitiana referente a chapa, ela nos diz...
"Espero que as assistentes sociais de Rondônia se engajem na luta pela efetivação das políticas públicas aos povos indígenas, principalmente às mulheres, as quais buscam, seja na CASAI e/ou na FUNAI, o acesso ao BPC/LOAS, benefícios eventuais, auxílio maternidade e outros.
Muitas são as dificuldades vividas pelas mulheres indígenas, inclusive na área da saúde, sobre as quais o assistente social pode contribuir para o acessos aos direitos, bem como qualidade de vida. Que possamos nos engajar para lutar pelos nossos direitos e que os mesmos sejam reconhecidos a todos os povos indígenas".
Mensagem da Julya Karitiana para os Assistentes Sociais de Rondônia...
As Políticas Públicas aos Povos Indígenas existem e precisam avançar! Vamos juntos na luta pela concretização dos nossos direitos e que as/os Assistentes Sociais Indígenas sejam valorizados! Piso salarial já, para os Assistentes Sociais! EU, JULYA KARITIANA, APOIO A CHAPA "EM DEFESA DA PROFISSÃO, VAMOS À LUTA!", DAS ELEIÇÕES DO CRESS/RO - 2023/2026
コメント